terça-feira, 14 de junho de 2016

Modo Tensão vs Modo Corrente 14062016


Preferencialmente os circuitos eletrônicos que realizam processamento de sinais analógicos são desenvolvidos em modo tensão, principalmente porque neste caso o consumo de potencia é baixo. Entretanto os nós de alta resistência como os nós Vo1 e Vo2 do circuito AOP ao lado combinados com as capacitâncias parasitas dos mesmos limitam a operação destes circuitos em frequência.

Circuitos que operam em modo corrente, como o CFA ao lado, trabalham com uma quantidade menor de nós de alta impedância, como o nó V1 do CFA, isto reduz a quantidade de polos de baixa frequência permitindo que o circuito opere com uma banda de frequência mais larga do que os seus pares AOP. Entretanto como estes circuitos precisam de correntes mais altas para realizar seu trabalho, a potencia consumida acaba sendo maior do que no caso anterior.

Em projeto de circuitos integrados temos que escolher entre otimizar o circuito para operar com uma banda de frequência mais larga ou com um consumo menor de potencia, dificilmente será possível obter a otimização máxima nos dois requisitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário