segunda-feira, 25 de julho de 2016

Ganho do Amplificador Fonte Comum PMOS e Equivalente de Thevenin





#thecircuitcracker

Neste vídeo apresentamos como encontrar a resistência de entrada, o ganho, a resistência de saída e o equivalente de Thevenin do amplificador fonte comum com transistor PMOS a partir do uso um modelo de pequenos sinais alternativo.

O modelo de pequenos sinais apresentado é mais prático do que o modelo pi-híbrido e o modelo T, normalmente apresentado nos livros didáticos de eletrônica, pois não necessita da reconstrução diagrama esquemático do circuito para ser aplicado. Isto facilita enormemente o trabalho de analise do circuito, principalmente se o mesmo é contém mais de um transistor.

Apesar da diferença existente na forma da analise, o resultado obtido é mesmo tanto quando usamos os modelos padrões ensinados nos livros, como usando o modelo alternativo apresentado. Vale lembrar que este modelo alternativo é geralmente utilizado por projetistas de circuitos integrados analógicos.

Geralmente o ganho apresentado é chamado de ganho DC do circuito. Mas sendo um pouco mais detalhista, no caso apresentado supõe-se que o circuito esteja operando em banda plana, ou frequências médias, que neste contexto representa a faixa de frequências onde os capacitores de acoplamento do circuito podem ser considerados curto circuitos e os capacitores parasitas podem ser considerados circuito aberto. Para frequências mais baixas geralmente temos que nos preocupar com a atuação dos capacitores de acoplamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário